Vértice News

Exposição imparcial dos fatos
Suspeitos de criar nudes falsos da senadora Soraya Thronicke são alvo da PF no RS


Soraya Thronicke no debate da TV Globo
Marcos Serra Lima/g1
A Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão em Lajeado (RS), a cerca de 120 km de Porto Alegre, contra suspeitos de exposição indevida da intimidade de parlamentares federais. Segundo apuração do g1, os alvos da operação desta quarta-feira (19) teriam criado imagens falsas da senadora Soraya Thronicke (Podemos) com ajuda da inteligência artificial.
Os alvos da operação também são suspeitos de apologia ao nazismo e de racismo. Os nomes dos investigados não foram divulgados pela PF.
De acordo com a PF, as investigações começaram após um procedimento aberto pela Polícia Legislativa do Senado Federal, que indicava postagens indevidas em redes sociais. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um de busca.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Ainda segundo a PF, as investigações revelaram que inteligência artificial foi usada para produzir “deepnudes” (imagens falsas de pessoas nuas) de parlamentares federais. Além disso, o perfil dos investigados nas redes sociais teria publicações com mensagens de “‘superioridade’ racial, alusão ao nazismo e diversas postagens de cunho racista”.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O g1 procurou Soraya Thronicke, mas a senadora não respondeu até a última atualização desta reportagem.
A PF aponta que os investigados poderão responder por crimes de preconceito de raça ou cor e de exposição indevida da intimidade sexual.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.