Vértice News

Exposição imparcial dos fatos
Anatel faz operação para apreender eletrônicos piratas em depósitos do Mercado Livre, da Amazon e da Shopee


Entre os eletrônicos não homologados estão drones, celulares e aparelhos de rádio. Operação ocorreu nos estados de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Rio de Janeiro. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou operação nesta segunda-feira (26) para apreender aparelhos eletrônicos não homologados pela agência como drones, celulares e aparelhos de rádio.
A ação mirou depósitos do Mercado Livre, da Amazon e da Shopee nos estados de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Rio de Janeiro. Ao todo, 33 fiscais participaram da operação.
Anatel e Ancine vão trabalhar juntas no combate à pirataria
No Rio de Janeiro, por exemplo, os fiscais estiveram no centro de distribuição da Shopee em São João do Miriti, na Baixada Fluminense (confira todos os locais abaixo).
🔎Mercado Livre, Amazon e Shopee são plataformas que funcionam como um marketplaces, isto é, shoppings online, onde várias empresas podem oferecer seus produtos em um único espaço. Dessa forma, o cliente tem acesso a uma variedade opções de produtos e serviços, enquanto os empreendedores ganham visibilidade e praticidade.
Fachada da sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
TV Globo/Reprodução
Recomendação
No ano passado, a Anatel passou a monitorar a internet analisando anúncios de aparelhos eletrônicos — como de celulares piratas — vendidos no Brasil.
A Anatel também pediu para que os anúncios fossem removidos, assim como os responsáveis por eles.
No entanto, as vendas seguiram e, agora, a Anatel decidiu fazer uma “blitz” em depósitos e centros de distribuição.
A iniciativa faz parte do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP), que busca intensificar o combate à venda de produtos de telecomunicações não homologados em marketplaces.
Segundo o conselheiro da Anatel e líder das ações do PACP, Alexandre Freire, “apesar de todo o esforço para o diálogo, reconhece-se, no atual momento, a necessidade de intensificar as ações da Anatel junto aos marketplaces.”
Freire destacou também que “marketplaces, assim como representantes de qualquer outro segmento do comércio, não podem postergar a adoção de medidas efetivas para combater a comercialização de produtos de telecomunicações não homologados. Essa prática sujeita o consumidor a possíveis danos decorrentes da compra de equipamentos irregulares”.
O balanço parcial sobre as apreensões desta manhã será divulgado às 15h desta segunda, segundo a Anatel.
Confira os seis estados onde ocorreu a operação:
➡️São Paulo – alvos:
depósito da Amazon na capital
depósito do Mercado Livre em Cajamar
➡️Rio de Janeiro – alvos:
depósito da Shopee em São João de Meriti
➡️Minas Gerais – alvos
depósito da Shopee em Betim
depósito do Mercado Livre em Contagem
➡️Santa Catarina – alvos:
depósito do Mercado Livre em Governador Celso Ramos
➡️Goiás – alvos:
depósito da Shopee em Hidrolândia
➡️Bahia – alvos:
depósito do Mercado Livre em Lauro de Freitas
– Esta reportagem está em atualização

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.