Líder do PT pede a Motta fim imediato de mandato de Zambelli
Lindhberg Farias argumenta que é impossível ela exercer o mandato sendo alvo de um mandado de prisão do STF e tendo indicado que pretende permanecer no exterior para evitar cumprir a pena por invadir sistemas da Justiça. O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), pediu nesta quarta-feira (4) ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), o fim imediato do mandato de Carla Zambelli (PL-RJ).
A solicitação foi feita pouco depois de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinar a detenção da parlamentar com o argumento de que ela fugiu do país após ser condenada a 10 anos de prisão por invadir sistemas da Justiça brasileira.
Lindbergh argumenta que, ao condenar Zambelli, o STF já havia determinado a perda do mandato, e que caberia à Câmara dos Deputados apenas formalizar essa medida – um entendimento que encontra resistência entre outros parlamentares.
Para o líder do PT, o fato de Zambelli ter deixado o país após a condenação e indicado que pretende ficar no exterior sem data para voltar torna ainda mais evidente a impossibilidade de ela exercer o mandato.
Este post está em atualização.