Vértice News

Exposição imparcial dos fatos
CGU assume processos contra entidades acusadas de fraude no INSS


Procedimentos, inicialmente abertos pelo instituto, agora serão tocados pela Controladoria. CGU assume processos contra entidades acusadas de fraude no INSS
A Controladoria-Geral da União tirou do INSS a atribuição de tocar os 12 processos administrativos abertos contra entidades suspeitas de fraude e descontos ilegais nas contas de aposentados e pensionistas.
O aviso, obtido pelo blog, foi feito em ofício e já chegou ao INSS. Na prática, a CGU impede que a apuração seja feita pelo órgão, num momento em que há suspeita da participação de servidores no esquema que está sob a mira da Controladoria e da PF.
Investigações avançam sobre empréstimos consignados no INSS: só em 2023 foram 35 mil reclamações
Entenda em 5 pontos a crise política causada pelas fraudes no INSS
“Procedida a análise do caso por esta Secretaria de Integridade Privada, verificou-se que há necessidade de atuação excepcional deste órgão central, tendo em vista a repercussão e relevância da matéria. Desta feita, a avocação dos referidos procedimentos afigura-se como a medida mais apropriada, de modo a garantir a uniformidade, harmonia e coesão do Sistema de Correição do Poder Executivo”, diz o documento.
A CGU ainda informa que o INSS deverá fornecer dados que tenham qualquer relação com as apurações. “Em decorrência disso, faz-se necessário o compartilhamento imediato de outros documentos e provas já coletados, ainda não enviados a esta Controladoria, caso existentes.”
A ação foi comunicada ao novo presidente do órgão, Gilberto Waller Júnior. O INSS sabe que vai ter de cortar na própria carne para cessar o esquema, que se arrasta há, pelo menos, seis anos.
Relatório inédito da CGU mostra que associação envolvida nas fraudes do INSS chegou a filiar até 1,5 mil aposentados por hora
Jornal Nacional/ Reprodução

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.